O Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG conta atualmente com 20 docentes efetivos que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas da Sociologia – como segurança pública e criminalidade, espaço, mobilidade e meio ambiente, economias e desigualdades, estudos sobre ciência, tecnologia e religião, questões sobre gênero, saúde e as sociabilidades no mundo digital, entre outros temas e especialidades do campo das Ciências Sociais.
Todos os professores do Departamento de Sociologia possuem doutorado e desenvolvem pesquisas e estudos através de grupos de pesquisa, cooperação e parcerias nacionais e internacionais. Além disso, atualmente o departamento possui 5 Pesquisadores bolsistas do CNPq, e vários docentes estão engajados na vida acadêmica e institucional da Sociologia brasileira e internacional.
O Departamento de Sociologia contribui diretamente com a oferta de disciplinas obrigatórias e optativas no curso de Ciências Sociais (graduação), além de disciplinas específicas voltadas a diferentes cursos de graduação da UFMG (como Turismo, Fisioterapia, Engenharia Química, Comunicação Social, Arquitetura e vários outros). Além disso, a maioria dos docentes do departamento são responsáveis pela coordenação, oferta de disciplinas e orientações do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, bem como de outros dois cursos de especialização – Especialização em Estudos em Criminalidade e Segurança Pública e Especialização em Comunicação Pública da Ciência.
Finalmente, os docentes do Departamento de Sociologia desenvolvem diversos projetos de Extensão e contribuem diretamente para uma das principais missões do Projeto Institucional da UFMG, buscando o desenvolvimento do conhecimento científico aplicado com a participação ativa da comunidade universitária e externa, possibilitando também o desenvolvimento humano de docentes, discentes e técnicos administrativos.